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20 Centavos
Direção: Tiago Tambelli (2014)
No olho do furacão, por Carlos Alberto Mattos
 
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No olho do furacão
por Carlos Alberto Mattos

Na primeira cena de 20 Centavos, um grupo de indígenas ocupa o plenário da Câmara dos Deputados. Atônitos, cercados pelos ocupantes agitando suas maracas, funcionários pedem calma. Era 16 de abril de 2013. Dois meses depois eclodiam as Jornadas de Junho, dando sequência aos dias de maior agitação popular no Brasil desde muitas décadas. O filme de Tiago Tambelli se lança no olho do furacão para captar aquele mês em toda a sua efervescência.

 

Como documentário de ação, é absolutamente eletrizante. Os cinegrafistas que contribuíram para o filme estavam ou posicionados de forma a obter imagens grandiosas das massas enfurecidas pelas ruas de São Paulo, ou misturados às multidões, registrando de muito perto a violência e o caos que progressivamente tomaram conta do movimento. Tudo se passa em tempo real nos núcleos mais tensos dos protestos e dos dissensos surgidos a cada dia. Não há qualquer análise ou reflexão posterior, mas apenas as impressões e exclamações de quem participava dos atos.

 

Populares celebravam o "despertar" do "gigante", após o que o Brasil, segundo eles, jamais seria o mesmo. O jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto é o único a aparecer com um raciocínio mais lúcido. Numa fala pública, ainda em meados de junho, ele alerta para a tomada do movimento pelos radicais de direita.

 

As câmeras de 20 Centavos testemunharam cenas de barbárie, como os ataques de manifestantes ao PT e a outros partidos de esquerda, com queima de bandeiras partidárias e da UNE. Tentativas de invasão de prédios públicos de São Paulo, destruição de veículos, lojas e saques se sucediam à medida que as manifestações saíam de controle. No filme, os enfrentamentos com a polícia ganham proporções épicas.  Um grupo de black blocs faz policiais recuarem em São Paulo, enquanto no Centro do Rio manifestantes encurralam e atingem homens fardados.

 

Vez por outra, o registro bruto cede lugar a algumas estilizações, seja para mostrar vagões superlotados, seja para inserir vinhetas musicais que potencializam a ação. A trilha musical é outro aditivo usado sem parcimônia para enfatizar a adrenalina das ruas.

 

As filmagens se deram principalmente em diversas localidades de São Paulo, do Largo da Batata ao Capão Redondo. Uma pequena parcela foi feita no Rio e em Brasília, onde se vê ao final a tomada da cúpula do Congresso pela "galera". 20 Centavos se destaca entre os filmes de Junho 2013 não por oferecer alguma perspectiva a partir dos fatos testemunhados, mas por deixar nas entrelinhas a simples pulsão ejaculatória que dominou o movimento. E ademais, por fazê-lo com coragem fílmica e excelente acabamento.     

 

>> Texto escrito especialmente para este site-livro em 5.7.2022.

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